Unidade Raiz da Serra em Cubatão tem eficácia em suas medida contra a Covid-19
VALENTIM CARDOZO
Com uma margem em torno de 5mil casos confirmados de coronavírus, Cubatão e sua população de 130mil habitantes tem números aproximados por exemplo, da vizinha São Vicente, com uma população quase três vezes maior. Tais índices levam ao questionamento de quais protocolos devem ser praticados para o controle do v&iacut
e;rus, principalmente se olharmos para a conduta dos trabalhadores, sejam eles do setor público ou privado.
Ao chegar na Yara, a equipe de reportagem foi submetida a medição de temperatura e, na sequência, obrigada a assistir um vídeo instrutivo, sobre os cuidados que se deve ter ao adentrar a área da empresa, durante a pandemia. Logo em seguida, já na companhia do gerente de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Complexo, Rafael Barufaldi e da analista de comunicação, Andressa Gonzalez, os quais conduziram a EQUIPE FOLHA ao ambulatório, onde foi realizado a testagem sangúinea, para o diagnóstico de coronavírus, que felizmente, 20 minutos depois comprovou-se negativo. Somente após desses rigorosos procedimentos protocolares é que os jornalistas entraram na Yara Fertilizantes.
SINALIZAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DO SOLO - Logo após a portaria, já foi possível ver trabalhadores higienizando o chão (que estava muito bem sinalizado) da fábrica, com fortes jatos de água sanitária. Dois trabalhadores visivelmente munidos de todos os equipamentos de proteção individual (EPI's) realizavam a tarefa sem correrem risco de infecção.
ADEQUAÇÃO DE HORÁRIOS E HOME-OFFICE - O setor administrativo da empresa adotou o Home-Office (trabalho em casa), para seus funcionários que se enquadram no grupo de risco do coronavírus. Já os funcionários de horários alternativos (turnos) deixaram o regime de revezamento diário de 8 horas para 12/36h. O que possibilita um menor trânsito de pessoas nas dependências da empresa, por uma maior espaço de tempo, reduzindo e muito o risco de contágio pelo vírus.
TRANSPORTE DE FUNCIONÁRIOS - Todos os ônibus que prestam serviço para a empresa estão extremamente higienizados, funcionando apenas com metade de suas capacidade. Dentro do veículo, sinalização em todas as poltronas do corredor, permitindo assim, apenas a utilização do assento da janela, o que garante ainda mais o distanciamento dentro do fretado. Os veículos são higienizados a cada troca de turno.
ALIMENTAÇÃO E REFEITÓRIO - Após conferir os protocolos adotados na Yara, durante toda a manhã nos itens acima citados, nossa equipe de reportagem foi convidada para almoçara no refeitório da unidade. Logo na entrada, era possível ver a demarcação no chão, indicando o distanciamento e a presença de alcool em gel. Já no hall do retaurante, fomos munidos de luvas pláticas para manusear os alimentos, além de um saco plástico, para guardamos as máscaras assim que assentássemos a mesa.
No entanto, a excelência ficou por conta de todas as mesas estarem com espaços divididos por uma cruz de acrílico, que alcança até a altura da cabeça de que está sentado. O apetrecho impede que as pessoas se contaminem ao sentarem uma de frente com a outra, o que também está sendo evitado, já que a Yara adotou que apenas dois funcionários sentem em cada mesa, sempre de lados opostos.
Gerente diz que Yara já sabia como agir antes do coronavírus chegar ao Brasil
Segundo gerente Rafael Barufaldi, o fator da Yara ser uma empresa multinacional, com unidades espalhadas em diversos países do Mundo, onde a epidemia iniciou-se antes do Brasil, como na Itália, por exemplo, possibilitou o colhimento de dados os quais foram repassados para todas as fábricas da empresa em diversos lugares. "Houve essa interação. Que não apenas nos alertou sobre o que era o coronavírus, mas sim, como combatê-lo e evitálo, dentro de uma área industrial. Essa antecipação na informação e no colhimento dos dados deu resultados extremamente positivos na Yara de Cubatão, já que os casos registrados de coronavírus na unidade são muito baixos, comparados com a realidade existente do portão pra fora", diz.
Outro ponto citado por Barufaldi na entrevista, foi o fato de a empresa não ter demitido nenhum funcionário durante a pandemia e, pelo contrário, realizou-se contratações pontuais para que esses protocolos sejam cada vez mais excelentes, para o bem estar e a segurança de todo o operário da Yara Fertilizantes.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!