Cubatão, 16 de Maio de 2024 - 00:00:00

Soropositivos atendidos pela Saúde de Cubatão estão há mais de um ano sem Médico Infectologista

11/03/2023
Soropositivos atendidos pela Saúde de Cubatão estão há mais de um ano sem Médico Infectologista Local de atendimento as pessoas soropositivas em Cubatão.

Soropositivos atendidos pela Saúde de Cubatão estão há mais de um ano sem Médico Infectologista

Denúncia veio do Conselho de Saúde, após manifestação que ocorreu em frente a Prefeitura

 

VALENTIM CARDOZO

Da Redação

 

Um grupo considerável de ativistas das “Mulheres Positivas”, integrantes da Pastoral da AIDS de Cubatão, do Conselho Municipal de Saúde e de pacientes soropositivos atendidos na cidade realizaram uma manifestação na manhã da última sexta-feira (12), na esplanada do Paço Municipal. Eles reclamavam das condições do próprio público onde fica o Centro de Triagem e Aconselhamento – CTA, (Rua Dom Pedro I, 104 – Vila Nova) e, principalmente pela falta de Médico Infectologista no local, há mais de um ano.

 

Segundo o conselheiro municipal de Saúde, Manoel Cerpa, o tratamento de HIV/AIDS não está tendo a atenção que merece pela atual administração municipal, pois a prefeitura já deveria ter tomado as atitudes cabíveis, principalmente na questão da contratação desse profissional. “Essa é uma denúncia explícita, para que o executivo de Cubatão, coloque a mão no bolso e modifique o modo de tratar o HIV+ na cidade. Além disso, as condições de execução dos serviços para os trabalhadores do setor são precárias, para atender essa camada da sociedade infectada por esse vírus”, diz.

 

Quem também se manifestou foi o próprio presidente do Conselho de Saúde de Cubatão, Márcio Azenha, que falou sobre a nobre atitude dos manifestantes, em brigar pelos direitos das pessoas soropositivas no município de Cubatão. “Agradeço a todos que vieram até a prefeitura de Cubatão, formar essa frente contra essa situação tão crítica vivida pelo município. “A falta do infectologista já passa de um ano, o que foi levantado na última reunião do Conselho e levado até a Secretaria da Saúde. Na próxima reunião do Conselho, nós tornaremos a falar sobre esse assunto, fazendo um novo registro em ata sobre essa denúncia, até que algo seja realmente feito para solucionar o problema”.

 

PREFEITURA – Por meio de nota a Secretaria de Saúde de Cubatão informa que o Diário Oficial de Cubatão publicou nessa quinta-feira (9/3), edição 1.193, o resultado do chamamento público da organização social que fará a gestão dos serviços de Atenção Básica e especialidades no município, contrato pelo qual serão repostos os infectologistas que pediram afastamento de suas funções no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Vigilância em Saúde. De acordo com a publicação do Diário Oficial, há um prazo de cinco dias úteis para contestações, após o qual o contrato será assinado. 

 

Até a conclusão do chamamento público, os atendimentos no CTA estavam sendo realizados de forma normal para a dispensação de medicamentos para pacientes regulares e realização de exames, com encaminhamento de novos casos positivos para serviço de referência ou outra unidade de Saúde. Durante esse período, o serviço contou também com o apoio de uma equipe da Faculdade de Medicina da Universidade São Judas formada por médico-professor e alunos.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..