Cubatão, 31 de Outubro de 2024 - 00:00:00

Morre José Osvaldo Passarelli, o prefeito que deixou um legado em Cubatão

13/01/2020
Morre José Osvaldo Passarelli, o prefeito que deixou um legado em Cubatão Ex-prefeito governou Cubatão por três oportunidades.


Morador, cobrador de ônibus, contabilista, advogado e prefeito. Tudo isso em Cubatão.

 

VALENTIM CARDOZO
Da Redação

 

Faleceu na noite de 22 de dezembro de 2019, aos 78 anos de idade, o ex-prefeito de Cubatão, por três mandatos José Osvaldo Passarelli. Ele governou a cidade etre os anos de  1982/85, 1986/88 e 1993/96. A família não divulgou as causas que levaram Passarelli ao óbito.


O  Bloco Cultural de Cubatão, na Praça dos Emancipadores, serviu de honraria para o velório do ex-político, que durou durante toda a manhã e parte da tarde, sendo sepultado em torno das 17h,no Cemitério Municipal de Cubatão. Passarelli  nasceu em em 25 de janeiro de 1941, era natural de Itobi, no Interior do Estado e  deixou três filhos (Júnior, Marcelo e Ana Lúcia), quatro netos (Michelli, Melissa, Luise e Murilo) e a viúva, a ex-deputada Cecília Passarelli, com quem foi casado por 53 anos.


Contabilista por formação, trabalhou como cobrador de ônibus,  professor universitário, advogado, além de exercer o principal cargo do executivo de Cubatão. Dentre seus feitos como prefeito, destacam-se a recuperação ambiental do município de Cubatão, conhecido como "Vale da Morte", na década de 1980 e o desapropriamento da extinta Vila Parisi, para onde é hoje a região dos Bolsões.


O prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB), decretou luto oficial de três dias no municipio.

 

Autoridades e sociedade civil falam sobre o legado do ex-prefeito Passarelli:

 

"Uma perda enorme e lamentável, pois o Dr. Passarelli ajudou muitas pessoas em Cubatão e eu fui uma delas. Já que ele foi responsável pelo meu primeiro emprego além das políticas públicas com bolsas de estudo e transporte, na época que eu era estudante", Vereador Toninho Vieira (PSDB).

 

"Ele deixou um legado de honestidade e de uma pessoa muito temente a Deus. Cubatão perdeu muito pois foi um dos melhores prefeitos que por aqui passaram", Chico da Adega, comerciante.

 

"É um momento de dor, pois a cidade amanhaceu de luto, não por perder apenas um político, mas também uma pessoa que contribuiu muito para o desenvolvimento econômico e social de Cubatão. Passarelli é uma lenda da vida pública cubatense",  
Vereador Rafael Tucla (PT).

 

"Um homem que deixou uma biografia limpa em sua trajetória política. Foi um homem que se preocupou com as invasões do município e resolveu boa parte delas com projetos de urbanização, como foi no bairo onde eu moro, a Vila Natal. Outra marca registrada do ex-prefeito Passarelli foi a austeridade com as contas públicas. Realmente um dia triste para todos nós, pois não só Cubatão, como a Baixada Santista perde um grande político a nível regional", 
Ademário Olivira (PSDB), prefeito de Cubatão.

 

"A palavra que resume meu pai, ao menos para mim, é amor. Amor pela familia e pela cidade de Cubatão, a qual ele contribuiu por três mandatos e local onde ele decididiu morar, já que ele nunca quis sair daqui. Me pai nunca reclamou da vida, nunca se lamentou nem nos momentos mais difíceis, o que deixa caracterizada sua fé em Deus", 
José Oswaldo Passarelli Júnior, filho. 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..