Cubatão, 16 de Maio de 2024 - 00:00:00

E o Carnaval vai ser igual aquele que passou

03/12/2021
E o Carnaval vai ser igual aquele que passou

 

Esse não deveria ser um dilema.  Está posto. Usar ou não usar máscara. Economia x saúde pública. Isso é debate entre palpiteiros. Não há contradições. Sejamos objetivos. Sejamos responsáveis, ninguém virou jacaré ou contraiu AIDS por causa de vacina. As vacinas até agora aprovadas e aplicadas em todo o mundo são seguras e as medidas mais importantes são evitar aglomerações e usar máscara, até que 85% da população esteja completamente imunizada, inclusive com a dose de reforço.

Isto ainda não aconteceu.

A chegada da Ômicron anunciada recentemente pela OMS pode agravar este quadro. Dados preliminares mostram que sua velocidade de transmissão pode ser superior à de outras variantes. E que fique claro, essa variante não é africana, apesar de ter sido identificada incialmente na África do Sul, que não pode ser penalizada por ter realizado a pesquisa e o sequencialmente genético do vírus.

Depois de estádios lotados, a Anvisa sugere a suspensão de voos provenientes do continente mãe e de alguns dos países mais pobres do mundo. Aí, eu pergunto, essa medida teria sido tomada tivesse a nova variante sido identificada em algum país rico da Europa? Provavelmente não.

O vírus está circulando. A Ômicron está no mundo. E quanto mais ele circula, mais alterações adaptativas em sua estrutura vão acontecendo e maior resistência vão adquirindo.

Até o momento não sabemos se a Ômicron apresenta resistência à vacinação, mas evidências preliminares sugerem maior facilidade à reinfecção.

Os profissionais de saúde e pesquisadores de todo o mundo vêm trabalhando e aprendendo muito nestes quase dois anos de pandemia, porque é preciso tempo para observar a evolução do vírus e fazer as melhores escolhas de tratamento, que, por enquanto é apenas dos sintomas.

Depois de meses de sofrimento e perdas, resta nos resignarmos às evidências postas até agora. As únicas medidas que salvam vidas são a vacina, o uso de máscara e o distanciamento social. Não importa onde você esteja, o uso da máscara tem que ser um hábito.

Vai à praia, mantenha distância. Quer assistir aos jogos de seu time, já que a entrada nos estádios está liberada, use a máscara e mantenha distância. Vai ao Carnaval. Não. Não saia no Carnaval. Carnaval é folia, alegria, dança e bebida alcoólica. Cerveja, samba e suor não combinam com máscara. Combinam com vírus. Dessa folia, estou fora.

 

Marcio Aurélio é médico sanitarista

 

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..