Cubatão, 31 de Outubro de 2024 - 00:00:00

Autoestima da mulher é foco do evento que será realizado em Cubatão

15/10/2021
Autoestima da mulher é foco do evento que será realizado em Cubatão Mamas feitas pelo projeto com meia-calça e preenchidas com alpiste. (Foto Thiago Dantas).

 

 

THIAGO DANTAS 

 

Com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, o mês de outubro é lembrado pela campanha Outubro Rosa. O Câncer de Mama é o tumor que mais acomete mulheres no mundo. Para marcar o período, em Cubatão, o projeto Mulheres Fantásticas e Guerreiras (MFG), que acolhe mulheres que passam pelo tratamento do câncer, vai promover no dia 23 de outubro a 5 ° edição do Ser Mulher é Tudo de Bom!!. O evento será na rua 13 de Maio, 417, às 18 horas, no bairro da Vila Nova e terá palestras, apresentação artística, dia de beleza, um bazar de empreendedoras do projeto MFG, além de homenagear uma mulher guerreira para o calendário da entidade. 

 

De acordo com Kátia Maria Silva, conhecida popularmente como Kátia Tudo de Bom, e idealizadora do projeto, o evento tem o intuito esclarecer o processo da doença para as pessoas e cuidar da autoestima das mulheres.  “A pessoa perde o cabelo, perde a mama... então eu quero trazer essa mulher para o mundo através da conscientização e autoestima”, disse. 

 

O Ser Mulher é Tudo de Bom tem o apoio de parceiros como os Soroptimistas de Cubatão e comerciantes empreendedoras da cidade, este último, fundamental para execução do evento. “As mulheres empreendedoras do comércio, mulheres guerreiras tiveram que se virar durante a pandemia com as Redes Sociais, confeccionaram coraçõezinhos, lacinhos, enfeites, rosas que elas aprenderam no projeto e que serão distribuídos no dia”, afirma Kátia. 

 

O MFG existe há seis anos e realiza reuniões com pessoas que passam ou passaram pelo câncer. A entidade doa perucas, mechas de cabelo e mamas feitas com alpiste para mulheres que tiveram o seio retirado por causa do tratamento. Apesar de todas as dificuldades dos últimos meses devido à pandemia de Covid-19, o projeto, mesmo de forma reduzida, continuou. Katia continuou as visitas às pessoas que solicitaram ajuda, pois a sede do MFG ficou fechada e os encontros foram realizados de forma online através de lives. 

 

Doações 

Para que o projeto continue, Katia reforça que o MFG precisa de ajuda e doações de cabelo e outros acessórios são bem-vindos. “A pessoa pode doar meia-calça que será utilizada na confecção da mama de alpiste. Pode doar batom, sombra, lápis de olho, brinco...”, finaliza. O contato para doações e para pessoas que precisam de ajuda é o (13) 99717-0336 ou ainda na página do projeto no face facebook.com/projetoMFGs. 

 

E já que estamos no mês do Outubro Rosa, Katia deixa um recado: “Pra você mulher, prevenção é você fazer o autoexame, se amar, se cuidar sempre! Saúde em primeiro lugar!”        

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..